Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: É Jesus nosso Rei, e é apropriado nos dirigirmos a Ele como Rei? E existe algum problema em chamar Deus dessa maneira?

Resposta: Jesus é, de fato, “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (1 Timóteo 6:15), e em um dia vindouro Ele será universalmente reconhecido como tal, de acordo com o que lemos em Apocalipse 19:11-16. No entanto, para nós Ele é muito mais do que Rei, e não temos nenhuma passagem nas Escrituras que nos ensinam a nos dirigirmos a Ele dessa maneira.

Ele é nosso “Noivo” (João 3:29, Almeida Atualizada).

Ele é nossa “Cabeça” (Efésios 5:23).

Ele é nosso “Salvador” (Tito 3:6).

Ele é nosso “Senhor” (Atos 9:6).

Portanto, não é realmente apropriado para um cristão se dirigir ao Senhor como “Sua Majestade”, e Ele não nos é apresentado como nosso rei. Ele é “o Rei de Israel” (João 1:49); o “rei dos judeus” (Mateus 2:2); e o “rei dos séculos”, ou “rei das nações” (Apocalipse 15:3, versões Almeida Atualizada e Darby).

Quanto a Deus, o mesmo se aplica. Ele é nosso Pai, e deveríamos nos dirigir a Ele como tal. “A nossa comunhão é com o Pai” (1 João 1:3). Dirigir-se a Deus ou ao Senhor Jesus como Rei é perder o senso de proximidade e intimidade dos quais temos direito.

Jim Hyland