Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Pergunta: Há alguma coisa na Bíblia que apoie a prática da oração conversacional? É quando uma pessoa começa a orar por algo, e então outra pessoa ora por outra coisa, e assim por diante, todas ao redor de um círculo.

Resposta: Não parece haver nenhum princípio nas Escrituras que apoie esse tipo de oração. No entanto, há algumas coisas que podem ser consideradas, e que podem indicar não ser uma boa prática.

Por exemplo, essa prática envolve mulheres? A Bíblia diz: “Que os homens orem em todo o lugar” (1 Timóteo 2:8). Os homens aparecem em contraste com as mulheres no versículo seguinte. Não existe versículo que encoraje as mulheres a orarem publicamente na presença de homens.

O que Deus encoraja mais do que qualquer outra coisa é a oração em particular. “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto” (Mateus 6:6). Além disso, a Bíblia também menciona a oração em família: “Maridos… dando honra à mulher… para que não sejam impedidas as vossas orações” (1 Pedro 3:7).

Embora não queiramos desencorajar a oração, de forma alguma, devemos ser cuidadosos para não seguirmos métodos que não possuem base bíblica.

Gostaríamos muito de ouvir de você.

Envie seus comentários e perguntas para jhyland1959@gmail.com

Jim Hyland