Deus disse: Moisés, Moisés.

“E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.… bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés…” (Êxodo 3:2, 4).

Esta foi uma visão muito estranha que Moisés viu, pois aqui estava uma sarça em chamas, mas ela não queimou. Você já viu um fogo queimando, mas o material que estava sendo queimado não queimou? Não, tenho certeza de que você não viu, e nem eu. Sempre que fazemos uma fogueira, temos que colocar lenha nela, e depois de um tempo, a lenha queima, e temos que adicionar mais. Mas esta sarça não queimou. Naturalmente Moisés foi até lá para dar uma olhada mais de perto nesta visão incomum. Quando ele foi até lá, o Senhor o chamou do meio da sarça, e repetiu seu nome duas vezes.

Esta foi uma ocasião muito importante na vida de Moisés, pois finalmente, após quarenta anos, Deus iria mandá-lo de volta ao Egito, para falar com o Faraó e libertar Seu povo. Mas primeiro Deus teve que chamar a atenção de Moisés, fazendo uma sarça queimar, mas sem queimar. Esta sarça era uma imagem do povo de Israel. Eles tinham sido escravos no Egito por muitos anos, e o trabalho duro que eles tinham que fazer, e o abuso que eles sofriam, era como o fogo na sarça. A sarça deveria ter queimado, e o povo de Israel também não deveria ter sobrevivido no Egito, mas Deus estava com eles, e Ele cuidou para que eles se multiplicassem, apesar da maneira como os egípcios os tratavam.

O povo de Deus hoje também é assim. Ao longo de toda a história do cristianismo, o povo de Deus (aqueles que são salvos) foi perseguido, às vezes até morto. No entanto, o Senhor cuidou para que Seu povo não fosse exterminado; em vez disso, eles se multiplicaram em tempos de perseguição. Além disso, chegará um momento em que o Senhor virá e nos levará para casa para estarmos com Ele, e nos livrará deste mundo, assim como Ele libertou Seu povo Israel.

Quando o Senhor falou com Moisés, Ele o lembrou de tirar os sapatos, pois agora ele estava na presença do Senhor. Moisés fez isso, e também cobriu o rosto, pois não queria olhar para Deus. Mas agora o Senhor lhe disse que havia visto o sofrimento do Seu povo no Egito, e que iria libertá-los.

Há sete pessoas registradas na Bíblia, a quem o Senhor falou chamando seus nomes duas vezes. Quando isso aconteceu, significou que o Senhor tinha algo muito importante a dizer a elas. Veja se você consegue encontrar as outras seis! Aqui estão algumas dicas — mais três estão no Antigo Testamento, e três estão no Novo Testamento. Uma era uma jovem mulher.

Bill Prost