Cristo ressuscitou

“… como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (1 Coríntios 15:12-14).

A ressurreição do Senhor Jesus e a ressurreição dos crentes que morreram são verdades importantíssimas. No entanto, alguns na cidade de Corinto tentavam dizer que não havia ressurreição dos mortos. Diziam que, quando as pessoas morrem, morrem como um animal, e esse é o seu fim para sempre.

O apóstolo Paulo aponta claramente que, se isso for verdade, então a ressurreição do Senhor Jesus também não deve ser. Mas sabemos que a ressurreição do Senhor Jesus é definitivamente um fato. No início deste mesmo capítulo (1 Coríntios 15), Paulo aponta como muitas pessoas viram o Senhor Jesus depois que Ele ressuscitou dos mortos, incluindo mais de 500 crentes de uma só vez. Certamente houve muitas testemunhas de Sua ressurreição. Mas há uma verdade importantíssima relacionada à ressurreição de nosso Senhor, e Paulo a explica aqui.

Se o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos (e Ele ressuscitou!), então todo crente que morreu também deve ressuscitar dos mortos na vinda do Senhor. Por quê? É porque estamos tão intimamente unidos ao Senhor Jesus que temos a mesma vida que Ele. É por isso que se diz: “assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15:22). Isso se refere aos crentes, que serão todos ressuscitados quando o Senhor vier. Então, instantaneamente, receberemos corpos aptos para o céu.

Mas se isso não acontecer, como alguns ensinavam, então o Senhor Jesus não deve ter ressuscitado dos mortos, e se Ele não ressuscitou dos mortos, então ninguém é salvo. Por quê? Porque a ressurreição de nosso Senhor foi o sinal de que Deus aceitou Sua obra na cruz e que Ele satisfez plenamente Seu Deus e Pai ao realizá-la. Se o Senhor Jesus não tivesse ressuscitado dos mortos, isso significaria que a obra não havia sido realizada e que Deus não estava satisfeito com ela. Mas toda essa obra foi realizada com perfeição; Cristo ressuscitou, e todo crente que morreu em Cristo também ressuscitará quando o Senhor vier.

Bill Prost