Cegou os entendimentos dos incrédulos

“O deus deste século [Satanás] cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4).

Ontem falamos sobre a importância de ser salvo agora, mas como as pessoas muitas vezes não querem acreditar. No versículo de hoje lemos como Satanás as cegou para que não vissem o “evangelho da glória de Cristo”.

Satanás é agora o deus deste mundo, e controla as mentes dos homens apelando para suas luxúrias (seus desejos pecaminosos). O sistema mundial do qual Satanás é o deus começou há muito tempo com um homem chamado Caim, o qual foi o primeiro filho de Adão e Eva. Você pode se lembrar de como quando ele e seu irmão Abel trouxeram sacrifícios ao Senhor, Caim ofereceu a Deus coisas que ele havia cultivado em seu jardim. Deus não podia aceitar esse sacrifício, mas seu irmão Abel ofereceu um sacrifício de um cordeiro que Deus podia aceitar. Sem dúvida, Caim trouxe suas melhores coisas de seu jardim, mas a Bíblia nos diz: “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9:22). Deus exigiu um sacrifício de sangue, porque fala do Senhor Jesus, cujo sangue é a única coisa que pode lavar nossos pecados. Porque Deus não aceitou seu sacrifício, Caim odiou seu irmão e o assassinou quando estavam juntos no campo.

Mais tarde, lemos que quando o Senhor falou a Caim sobre o que ele tinha feito, Caim primeiro mentiu sobre isso, e então, quando percebeu que o Senhor iria puni-lo, tentou fingir que o Senhor estava sendo muito duro com ele. (Deus havia pronunciado uma maldição sobre ele. Daquele momento em diante, seu jardim não produziria tão bem quanto antes, e ele seria um “fugitivo e vagabundo” (andarilho) na terra. Isso significa que ele sempre teria medo de que alguém viesse atrás dele, e que as pessoas o considerariam um homem mau.) Havia quatro coisas que descreviam Caim, e elas são as mesmas coisas que descrevem o mundo de Satanás hoje. Primeiro, Caim nunca se arrependeu de seu pecado. Segundo, ele reclamou de sua punição, em vez de se arrepender do que havia feito. Terceiro, Ele saiu “diante da face (da presença) do SENHOR” (Gênesis 4:16). Ele não queria nada com Deus. Quarto, ele construiu uma cidade e se cercou de tudo que poderia fazê-lo feliz, mas deixando Deus de fora. Por essas razões, a Bíblia nos diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (1 João 2:15).

Devemos viver e trabalhar no mundo como ele é hoje, mas o Senhor Jesus diz que aqueles que são salvos estão NO mundo, mas não SÃO do mundo. Você pode ler isso em João 17:11, 14. Isso significa que, embora vivamos no mundo, não pertencemos a este mundo. Nosso verdadeiro lar é no céu, e estamos apenas passando por este mundo. Mas devemos usar as oportunidades que nos são dadas para contar aos outros sobre o Senhor Jesus, para que eles também sejam salvos.

Bill Prost