“Cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”

“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos” (Juízes 17:6).

Esse versículo é importante, pois descreve todo o livro de Juízes. Veja se você consegue encontrar outro lugar em que esse mesmo versículo é repetido em Juízes. É verdade que não havia rei em Israel, mas Israel não precisava de um rei. Deus lhes havia dado a Lei por meio de Moisés e levantado juízes para governá-los, homens fiéis. No entanto, lemos em Juízes 2:17 que “não deram ouvidos aos seus juízes” e preferiram adorar ídolos. O resultado foi que cada um fazia o que achava certo aos seus próprios olhos. Por essa razão, Juízes é um livro bastante triste, com muitas histórias infelizes.

Hoje em dia o mundo está muito parecido, pois quando as pessoas se afastam da Palavra de Deus, acabam sem uma verdadeira orientação moral e fazem aquilo que acham certo. Mas então Satanás as convence de que coisas erradas são aceitáveis, e logo suas consciências já não as incomodam mais.

Lembremo-nos de que a Palavra de Deus é a verdade e nos dá a verdade sobre tudo neste mundo. Não sejamos como aqueles do tempo dos Juízes, que faziam o que parecia certo aos próprios olhos. Façamos o que é certo aos olhos de Deus!

Bill Prost