Bom testemunho pela sua fé

“Os quais pela fé venceram reinos… fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo... puseram em fuga os exércitos dos estranhos. E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados… mortos ao fio da espada… errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. ” (Hebreus 11:33-34, 35-38).

“Todos estes, tendo alcançado bom testemunho pela sua fé (Hebreus 11:39 TB).

Observamos ontem que o Senhor concedeu ao rei Asa uma grande vitória sobre os etíopes, que o atacaram sem outra razão senão a de quererem tomar-lhe as riquezas. Vimos também que o Senhor permitiu que aqueles cinco jovens que foram ao Equador com o evangelho fossem mortos, em 1956. Vemos os mesmos dois grupos de pessoas em nossos versículos de hoje, pois a mesma coisa aconteceu no Antigo Testamento.

Não citei a passagem completa para você, mas em Hebreus 11 você pode ler sobre todos aqueles que foram tremendos exemplos de fé. Vários deles são nomeados para nós, mas então o Espírito de Deus, após mencionar alguns nomes no versículo 32, passa a nos falar de dois grupos diferentes entre aqueles que tinham fé. Como vemos em nossos primeiros versículos de hoje, houve aqueles que conquistaram grandes vitórias, e todos nós gostamos de ouvir sobre eles. Gostamos de histórias sobre Daniel na cova dos leões, ou sobre Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sendo preservados na fornalha ardente. Gostamos de histórias de exércitos que venceram batalhas, ou sobre aqueles que foram ressuscitados dentre os mortos.

Mas a Bíblia também nos fala de outros que sofreram muito. Alguns foram presos, outros foram escarnecidos e açoitados, e alguns foram mortos. Alguns foram expulsos de suas casas e tiveram que viver em desertos e cavernas. Seriam essas pessoas sem fé? Não, pois o Senhor diz: “Todos estes, tendo alcançado bom testemunho pela sua fé” (v. 39). O mesmo acontece hoje. O Senhor concede grandes vitórias a alguns crentes, enquanto outros sofrem por Cristo e até mesmo entregam suas vidas por Ele. Tudo o que o Senhor permite em nossas vidas, Ele é honrado nisso, e seremos recompensados por isso.

Bill Prost