Barbatanas e escamas

“De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis” (Levítico 11:9).

Aqui temos mais instruções para a nação de Israel sobre o que deveriam comer. Para ser comestível, um peixe precisava ter barbatanas e escamas. O que isso significa?

A maioria dos peixes tem seis barbatanas, e estas lhe permitem ter energia e direção em seus movimentos. As barbatanas impedem que ele vire de costas e permitem que ele se impulsione na água. Também permitem que ele se mova facilmente na água. Esta é uma figura do que devemos fazer como cristãos. Precisamos de energia espiritual para avançar neste mundo e energia do Senhor para fazê-lo corretamente.

Mas escamas também eram necessárias, e elas falam de proteção. As escamas de um peixe o protegem de ataques de outros peixes, de ferimentos e também de coisas como parasitas que podem se fixar no peixe. Elas são para nós uma figura de proteção contra as coisas deste mundo que podem prejudicar nossa caminhada cristã. À medida que “nadamos” por este mundo, há muitas coisas que podem nos atacar ou nos ferir. Satanás está à solta e, a menos que estejamos vestidos com “toda a armadura de Deus”, podemos ser atacados.

Assim, como os peixes que os israelitas tinham permissão para comer, precisamos tanto de barbatanas quanto de escamas, em um sentido espiritual.

Bill Prost