“E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo” (Lucas 3:9).
Cresci em uma fazenda de frutas e tínhamos plena consciência de que poderia haver uma árvore que não dava bons frutos. Se não desse bons frutos durante um ano, poderíamos esperar um ano para ver se o ano seguinte seria melhor. Mas se ela não desse bons frutos durante dois anos, nós a cortávamos e plantávamos uma nova árvore.
A nação de Israel era como uma árvore que não dava bons frutos, e João Batista disse-lhes que, a menos que houvesse arrependimento, Deus iria cortá-la. Isto é, Ele iria renegar aquela nação, pelo menos por um tempo.
Mas devemos compreender que nenhum de nós, quer judeus quer gentios, podemos produzir bons frutos para o Senhor em nosso estado natural. Todos nós éramos como uma árvore inútil e que precisava ser cortada. Só há uma maneira de produzir bons frutos para o Senhor: quando tivermos uma nova vida em Cristo. Aqueles que se arrependeram em Israel esperaram pela vinda do Senhor Jesus, e Ele iria oferecer-lhes uma nova vida Nele – uma nova vida que poderia produzir fruto para Deus. Você e eu também podemos ter essa nova vida, aceitando-O como nosso Salvador.
Bill Prost