Apta para discernir os pensamentos

“… a palavra de Deus é viva e eficaz… e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12).

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau (Salmo 139:23-24).

Quando lemos a Palavra de Deus, ela tem um efeito purificador em nossos corações. Ela sonda nossos corações e descobre o que é certo e o que é errado. A palavra traduzida como “discernir” poderia ser traduzida como “criticar”, e é isso que a Bíblia faz por nós. Os homens pensavam que tinham o direito de criticar a Palavra de Deus, mas é a Palavra de Deus que critica nossos pensamentos. É importante ler a Palavra de Deus diariamente, pois ela expõe nossos pensamentos errados e nos permite confessá-los e nos livrar deles. Dessa forma, a Bíblia tem um efeito purificador sobre nós.

Então lemos no segundo versículo que Davi pediu ao Senhor que sondasse seu coração e descobrisse se havia nele “algum caminho mau”. Isso é bom, pois mesmo que leiamos a Palavra de Deus regularmente, pode haver coisas erradas em nós que não descobrimos. Mas o Senhor é capaz de trazê-las à nossa atenção. Davi desejava comunhão verdadeira com o Senhor e não queria que nada se interpusesse entre ele e o Senhor. Nós devemos desejar esse mesmo relacionamento com Ele.

Precisamos de um pequeno aviso sobre isso. É bom pedir ao Senhor que nos chame a atenção, se Ele vir algo errado em nós. Então devemos deixar que o Senhor nos traga isso à mente, se Ele vir algo. Não é saudável estarmos sempre ocupados com nossos fracassos e pensando constantemente em nós mesmos. Em vez disso, devemos desfrutar de tudo o que Cristo é, e não pensar: “Como estou indo?”. Se o Senhor vê algo em nós que Ele quer que enfrentemos, podemos ter certeza de que Ele nos mostrará. Não precisamos ficar pensando em nossos erros.

Bill Prost