
“Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4).
Todos querem ter um amigo e ser um amigo! É incrível quantas vezes a Bíblia menciona amigos. Houve amigos traiçoeiros. Todos nós conhecemos a história de Sansão e como a mulher que ele amava e pensava ser sua amiga o traiu. Quando Judas veio para trair o Senhor Jesus, Jesus lhe disse: “Amigo, a que vieste?” (Mateus 26:50). E também houve bons amigos, como Davi e Jônatas, ou Rute e Noemi, no Antigo Testamento, e Tiago e João, no Novo Testamento.
Nosso versículo de hoje nos alerta que, se conhecermos o Senhor Jesus como Salvador, não vamos querer ter amizade com pessoas que não O amam também. O “mundo”, como chamamos aqueles que não aceitaram Cristo, não quer falar sobre Ele. E se Cristo é o nosso melhor amigo, então queremos sim falar sobre Ele!
Se você fizesse uma lista de qualidades que gostaria de ter em um amigo, o que ela incluiria? Talvez alguém alegre, gentil, prestativo, divertido! Você pensaria em incluir “alguém que seja honesto comigo?”. Talvez alguém que gentilmente me dissesse quando eu estivesse errado ou pudesse estar magoando alguém?
Há um bom versículo em Provérbios 27:6 que nos diz: “Leais são as feridas feitas pelo amigo”. Ninguém gosta de ser ferido. Mas um bom amigo pode, gentilmente, ter que fazer isso às vezes. E, como amigos, precisamos aprender a aceitar críticas.
Outra qualidade especial de um bom amigo é que ele não faz fofoca sobre os segredos que podemos compartilhar. Isso significa que podemos confiar nele quando contamos algo especial que só acontece entre amigos. É maravilhoso poder orar com e por um amigo que compartilhou um problema que possa estar enfrentando.
E aqui vai um último versículo para refletir: “o intrigante separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28). Que nunca sejamos nós os responsáveis por separar amigos!
Bill Prost
