Alimenta de Mim

“Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim, quem de Mim se alimenta, também viverá por Mim.” (João 6:57).

Enquanto escrevo algumas dessas meditações, as Olimpíadas de verão estão acontecendo em Tóquio, Japão, no ano de 2021. Muitos atletas de diferentes nações estão competindo, mas uma coisa é comum a todos eles. Nos últimos anos, eles têm sido muito cuidadosos com o que comem, a fim de construir corpos fortes que possam competir em seu esporte específico. Além disso, os esportes diferem quanto aos requisitos alimentares adequados. Aqueles como boxeadores, peso-pesados, lutadores, levantadores de peso, etc. tendem a comer muitas calorias, muitas delas na forma de proteína, enquanto corredores e nadadores comem refeições muito mais leves, especialmente no dia em que vão correr.

Talvez mais importante, eles evitarão coisas que sabem que prejudicarão seus corpos e talvez os deixarão mais lentos. Uma garota confessou que era muito difícil para ela evitar comer pizza, pois é uma de suas comidas favoritas. No entanto, ela voluntariamente para de comê-la, para poder correr bem. Todos os competidores olímpicos evitam alimentos ricos em açúcares simples, como donuts e doces, mas quase todos comem certamente abacates.

É muito parecido na vida cristã. Se incluirmos em nossa dieta coisas como “junk food* espiritual”, isso prejudicará nossa saúde espiritual. Junk food espiritual pode incluir coisas como leitura leve, navegar na internet em busca de ajuda espiritual, ouvir constantemente o tipo errado de música em fones de ouvido, passar horas no Facebook, etc. Até mesmo alguns tipos de leitura cristã podem ser junk food porque nos ocupam principalmente conosco mesmos, em vez de com Cristo. Tudo isso tenderá a estragar nossos apetites por boa comida espiritual.

Como vemos em nosso versículo acima, alimentar-se de Cristo é o alimento adequado do cristão, e não requer um diploma em nutrição para saber como fazê-lo. O desfrute de Cristo em nossos corações vem de alimentar-se Dele como o pão da vida. É alimentar-se Dele que nutre nossas almas adequadamente e nos dá energia para viver para Sua glória. É por isso que é tão importante ler a Palavra de Deus todos os dias, assim como comemos todos os dias.

Notas de rodapé: “Junk food” se traduz como “Alimento ultraprocessado” ou “Comida industrializada”, na tradução mais coloquial é “Comida lixo”, que enfatiza o baixo valor nutricional.

Bill Prost