
“Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?” (Números 22:28).
“… Ide à aldeia que está defronte de vós… encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. (Marcos 11:2)
“E levaram o jumentinho a Jesus… e assentou-se sobre ele.” (Marcos 11:7).
Aqui temos duas situações diferentes, com centenas de anos de diferença, mas ambas envolvendo um jumento. O interessante é que ambos os jumentos fizeram algo totalmente contrário ao seu comportamento natural.
No caso de Balaão, ele estava claramente indo contra a vontade do Senhor, pois queria amaldiçoar o povo de Israel. O rei de Moabe havia lhe prometido muito dinheiro se ele fizesse isso. Mas o Senhor havia enviado um anjo para bloquear o caminho de Balaão, e embora Balaão não tenha visto o anjo, a jumenta o viu e não quis prosseguir. Balaão então bateu na jumenta com um pedaço de pau para fazê-la andar, e de repente a jumenta falou com ele com uma voz humana. Que surpresa! Mas Balaão estava tão concentrado em fazer as coisas do seu jeito que não percebeu a princípio a gravidade do que estava acontecendo, e chegou a conversar com sua jumenta, como se fosse a coisa mais normal do mundo! Por fim, ele viu o anjo e ficou muito assustado.
Quando o Senhor Jesus estava prestes a entrar em Jerusalém, Ele ordenou aos Seus discípulos que fossem buscar um jumentinho que ninguém nunca tivesse montado. Normalmente, um homem não conseguiria simplesmente montar naquele tipo de jumento e começar a cavalgar; ele provavelmente o derrubaria rapidamente. Para montar um cavalo ou jumento jovem, é preciso começar devagar e passar pelo que se chama de “domá-los”. Gradualmente, o cavalo ou jumento se acostuma a ter alguém em suas costas e aceita. Mas o Senhor Jesus simplesmente montou no jumentinho, e ele O carregou silenciosamente para Jerusalém, sem qualquer problema.
Ambas as histórias nos mostram que Deus tem controle sobre Sua criação. Quando Ele quis, o Senhor pôde dar à jumenta uma voz humana e fazê-la falar com Balaão. Ele deveria ter reconhecido imediatamente que somente o Senhor poderia fazer isso, mas Balaão estava tão ansioso para receber aquele dinheiro que não conseguia ver o anjo do Senhor parado ali à sua frente com uma espada na mão.
O Senhor Jesus entrou em Jerusalém montado no jumentinho quando ninguém nunca o havia montado, mas ele seguiu adiante sem pular, coicear ou empurrá-lo para longe. Isso mostrou claramente quem era o Senhor Jesus, mas ainda assim a maioria das pessoas em Jerusalém não acreditava nEle. Você conhece o Senhor Jesus como seu Salvador?
Bill Prost
