
“Na casa de meu Pai há muitas moradas… Vou preparar-vos lugar” (João 14:2).
Enquanto escrevo isto em janeiro de 2023, faz exatamente 200 anos que um americano chamado John Howard Payne escreveu a canção que diz: “Mid pleasures and palaces though you may roam, be it ever so humble, there’s no place like home.” (Em português: “Por mais prazeres e palácios que você possa percorrer, por mais humilde que seja, não há lugar como o lar.”) Um inglês chamado Henry Bishop escreveu a melodia para ela, e ela se tornou muito popular. Quase todos nós podemos nos identificar com as palavras da canção, pois podemos associar memórias felizes com nosso lar, mesmo que gostemos de viajar.
No entanto, algumas pessoas têm apenas memórias infelizes de seu lar, pois não foram muito bem tratadas em casa. Outros talvez não tenham um lar e anseiam por um lugar onde possam encontrar descanso, companheirismo, conforto, calor e abrigo. John Howard Payne passou grande parte de seu tempo na Europa e muitas vezes não tinha um lar para onde ir. Em uma ocasião, em uma noite úmida e fria, ele se sentou encolhido do lado de fora de uma casa rica em Londres, Inglaterra, com frio e sem amigos, e dentro da casa ouviu as pessoas cantando ao redor do piano. Eles estavam realmente cantando a música que ele havia escrito, enquanto ele estava do lado de fora, sem casa!
Quão maravilhoso é conhecer o Senhor Jesus como nosso Salvador e conhecer a Deus como nosso Pai! Então podemos ansiar por passar a eternidade na casa do Pai, pois esse é o nosso lar. A maioria de nós provavelmente tem um lar confortável para onde ir, mas ansiar por estar na casa do Pai está além de qualquer coisa que possamos experimentar neste mundo.
Bill Prost
