Seguindo as suas pisadas

“Pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pedro 2:21).

No fim do século XVIII e início do século XIX houve um famoso almirante britânico chamado Lord Nelson. Ele havia perdido um dos olhos e um dos braços em batalha, mas continuou a vencer muitas batalhas navais. Era extremamente estimado pelos marinheiros que serviam sob seu comando, pois os compreendia e os conduzia, em vez de simplesmente obrigá-los.

Naqueles dias de navios à vela, muitos marinheiros mais jovens achavam um tanto assustador ter de subir no cordame (uma rede de cordas que sustentava o mastro) até o topo do mastro. Tudo isso precisava ser feito enquanto o navio subia e descia sobre o oceano, fazendo o mastro balançar de um lado para o outro. Como o mastro muitas vezes tinha cerca de trinta metros de altura, era também perigoso.

Muitas vezes, quando um jovem marinheiro precisava “subir ao alto” pela primeira vez, Lord Nelson ficava ao lado dele, na base do mastro. “Eu estou subindo agora”, dizia ele, “confio que o encontrarei no topo.” Naturalmente, um jovem com ambos os olhos e ambos os braços pensaria: “Se um homem com apenas um olho e um braço pode fazê-lo, certamente eu também posso.” Então ele se encorajava a subir, e logo se sentia à vontade ao fazê-lo.

O Senhor Jesus é assim conosco. Ele passou por toda espécie de dificuldade pela qual um Homem sem pecado poderia passar, e Ele é o nosso exemplo. Ele foi adiante e chegou seguramente ao céu. Se O seguirmos, Ele nos dará força para completar a jornada também.

Bill Prost