Jó (parte 7)

“Eliú, porém, esperou para falar a Jó, porquanto [Jó e seus três amigos] tinham mais idade do que ele… Dizia eu [Eliú]: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria” (Jó 32:4-5,7).

Eliú era um homem mais jovem, mas havia escutado tudo o que Jó e seus amigos tinham a dizer. Ele percebeu as falhas em todos eles, mas sabiamente esperou até que tivessem terminado de falar, porque eram mais velhos. Isso foi correto, pois os mais velhos geralmente têm mais conhecimento e, com certeza, mais experiência do que os jovens.

Essa é uma lição muito boa para todos nós, que somos mais jovens, aprendermos. No mundo moderno, é triste ver tantos jovens agindo de forma desrespeitosa com os mais velhos e pensando que seu conhecimento e suas opiniões valem tanto quanto as deles. Devemos estar dispostos a ouvir os mais velhos e permitir que falem primeiro. Os mais velhos podem estar errados, mas há uma maneira certa e uma maneira errada de apresentar nossos pensamentos a eles. Devemos sempre demonstrar o devido respeito.

Bill Prost