Nações

“Multiplica as nações e as faz perecer; dispersa as nações, e de novo as reconduz” (Jó 12:23).

Eu moro no Canadá, e hoje é o Canada Day — o dia em que o Canadá se tornou uma nação soberana, no ano de 1967. Existem muitas nações no mundo hoje, bem mais do que havia há algumas décadas. Por exemplo, no ano de 1900, havia cerca de 50 nações soberanas no mundo. Em 1962, ano em que comecei a universidade, havia cerca de 121 nações. Hoje, há pelo menos 195 países, e talvez mais de 200, se incluirmos aqueles cuja soberania é disputada. Todos eles competem entre si por influência e poder.

Contudo, como vemos em nosso versículo, é o próprio Deus quem permite que certas nações ascendam ao poder, e depois sejam destruídas. É Deus quem amplia algumas nações e depois permite que percam sua influência. Devemos reconhecer isso — e também reconhecer que, se pertencemos a Cristo, temos uma cidadania superior a qualquer nação deste mundo. Nosso lar celestial jamais será “restringido”, nem jamais será destruído.

Sim, devemos viver e agir como cidadãos de diferentes nações por enquanto, mas quando estivermos com o Senhor, nossa nacionalidade terrena não terá mais importância. Todos nós faremos parte daquela companhia celestial!

Bill Prost