
“… Deus, O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” (2 Coríntios 1:21-22).
“… o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14).
A habitação do Espírito Santo é mais do que simplesmente “outro Consolador”, embora seja uma parte muito importante da Sua obra em nós. Mas Ele também é um “selo” e “o penhor da nossa herança”. O que isso significa?
Quando algo é selado, carrega autoridade. Talvez você já tenha visto um documento com um selo ou carimbo especial, talvez de um escritório de advocacia ou de um funcionário público. Isso significa que o que está no documento é verdadeiro e real, pois foi selado por alguém com autoridade. Deus também faz isso conosco, enviando Seu Espírito Santo para viver em nós. Agora pertencemos a Ele!
Mas o que significa a palavra “penhor”? Quando as pessoas compram algo grande, como uma casa, geralmente fazem uma oferta por um determinado valor. Ao assinar a oferta, entregam ao vendedor um “penhor” (entrada), para demonstrar que realmente querem a casa e que estão dispostos a pagar o valor estipulado no contrato. Se o vendedor aceitar a oferta, mas o comprador decidir que não quer a casa, o vendedor fica com o “penhor”.
Mas o Senhor nos quer tanto que nos deu algo como penhor que vale mais do que nós! Ele enviou o Seu Espírito Santo para viver em nós! Quanto valemos, comparados ao Espírito de Deus? Assim, Deus envia o Seu Espírito Santo para nos assegurar que Ele completará a Sua compra. Quando isso acontecerá?
Isso acontecerá quando o Senhor Jesus voltar para nos levar para casa, e recebermos nossos corpos glorificados. Então Deus completará a Sua compra por nós, embora o preço já tenha sido pago na cruz do Calvário. Mas Deus quer que estejamos completamente convencidos de que Ele cumprirá a Sua promessa, por isso enviou o Seu Espírito Santo para viver em nós. Isso é tão maravilhoso. Às vezes, não percebemos o quanto Deus nos quer para Si!
Bill Prost
