Perder sua alma

“Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Marcos 8:36).

Ontem vimos como nossa alma é aquela parte de nós que controla nossos desejos e nos torna únicos como indivíduos. Em nosso verso de hoje, descobrimos que é possível para um homem ter tudo neste mundo e, ainda assim, perder sua alma. Podemos perguntar: O que significa perder sua alma?

Houve muitas pessoas ricas na história deste mundo, e hoje existem alguns que são multibilionários. No momento em que escrevo isto em 2021, o homem mais rico do mundo é Jeff Bezos, que fundou a Amazon Company. Aparentemente, ele vale US$ 177 bilhões, e é difícil para alguns de nós imaginarmos essa quantia de dinheiro. Mesmo se você gastasse um milhão de dólares todos os dias, não conseguiria gastar essa quantia de dinheiro em uma vida. No entanto, ele não pode levá-lo consigo; ele pode usá-lo apenas nesta vida.

Em 2011, outro homem rico, Steve Jobs, o cofundador da empresa de computadores Apple, morreu de câncer pancreático quando tinha apenas 56 anos. Ele aparentemente valia US$ 7 bilhões na época, e enquanto estava em seu leito de morte, um de seus amigos comentou com ele que ele tinha se saído muito bem. A resposta de Steve Jobs a ele mostra que o que a Bíblia diz é verdade, pois ele disse: “Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim.”

Quando Ele estava aqui na terra, o Senhor Jesus disse: “não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28). Destruir algo significa torná-lo inutilizável para o propósito para o qual foi feito. Fomos criados para o prazer de Deus (ver Apocalipse 4:11), mas se recusarmos a oferta de misericórdia de Deus através do Senhor Jesus, não podemos dar-Lhe prazer em nossos pecados. Então Deus não tem escolha senão nos colocar no inferno por toda a eternidade, e é isso que significa perder sua alma. No inferno, nem sua alma e nem seu corpo podem dar prazer a Deus; você está vivo, mas perdeu sua alma.

Este é um fim terrível de terminar para aqueles que foram criados para o prazer de Deus, e não precisa ser assim. Se você não é salvo, você pode aceitar o Senhor Jesus como seu Salvador hoje e saber que você passará a eternidade no céu com o Senhor.

Bill Prost