Amor ao dinheiro

“… o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males…” (1 Timóteo 6:10).

O dinheiro não é a motivação de todos neste mundo, mas certamente motiva muita gente. John D. Rockefeller, do estado de Ohio, EUA, fundou a Standard Oil Company. Rockefeller foi em um ponto o homem mais rico do mundo e o primeiro bilionário americano. Considerando que ele era um bilionário no início dos anos 1900, ele ainda é considerado a pessoa mais rica da história moderna. Um repórter de jornal uma vez perguntou a ele: “Quanto dinheiro é suficiente?” Ele respondeu: “Só um pouco mais.”

Qual a quantia suficiente de dinheiro? Se John Rockefeller sempre precisou de um pouco mais, você terá o suficiente? E como você vai saber quando terá dinheiro o suficiente para se sentir feliz? A Palavra de Deus nos diz que nada neste mundo é suficiente para nos fazer completamente felizes, pois nossos corações foram feitos para a eternidade, não apenas para o tempo. Como já notamos há várias semanas, o Rei Salomão, que viveu cerca de três mil anos atrás, tinha tudo o que poderia desejar. Mais do que isso, ele também era um homem muito sábio, pois o Senhor lhe dera muita sabedoria. Pessoas vinham de muitos países diferentes para ouvir sua sabedoria. No entanto, ele teve que admitir que “tudo era vaidade e aflição de espírito” (Eclesiastes 1:14). (Vaidade significa vazio, e aflição significa estar aborrecido ou irritado.) Mesmo sua sabedoria nem sempre era algo bem-vindo, pois ele disse: “na muita sabedoria há muito enfado (desgosto); e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.” (Eclesiastes 1:18). Quanto mais sabemos, mais percebemos quão pecaminoso é este mundo e quanta dificuldade e sofrimento existem ao nosso redor.

Além disso, como nosso versículo nos diz, o amor ao dinheiro faz muitas vezes com que as pessoas façam coisas erradas. Este versículo não significa que todo o mal neste mundo é por causa do dinheiro. Não, pode haver mal neste mundo que não tenha nada a ver com dinheiro. Em vez disso, significa que toda espécie de mal pode ser consequência de problemas relacionados ao amor ao dinheiro. Coisas como mentira, trapaça, fraude de computador, jogo e até assassinato podem ser causadas pelo amor ao dinheiro. Até mesmo os cristãos podem se envolver em tudo isso, e sentimentos amargos podem resultar de disputas por dinheiro. O mundo tem um ditado que diz que você nunca conhece alguém de verdade até ter que dividir uma herança com eles. Conheci mais de uma família cristã que brigou por uma herança e, em alguns casos, os sentimentos de raiva nunca foram embora.

A Bíblia é o único livro no mundo que nos diz para olhar além deste mundo e acumular nosso tesouro no céu. Podemos fazer isso, quer tenhamos muito dinheiro, ou talvez apenas um pouco. Podemos usar nosso dinheiro para nós mesmos, ou podemos usá-lo para o Senhor. Na verdade, tudo pertence a Ele, e somos instruídos a usá-lo para Ele. Então, Ele nos dará uma recompensa no céu.

Bill Prost