“O preguiçoso deixa de assar a sua caça…” (Provérbios 12:27).
A maioria de nós hoje não precisa sair e caçar para ter comida para comer; podemos simplesmente ir até o supermercado e comprar. Mas no passado, era comum que as pessoas tivessem que sair e caçar, se quisessem comida. Antes dos europeus chegarem à América do Norte, os povos indígenas aqui eram excelentes caçadores com arcos e flechas e lanças. Uma grande parte de sua dieta vinha da caça. Mais tarde, quando o continente estava sendo colonizado, muitos dos primeiros pioneiros obtinham sua carne fresca da caça. Você também deve se lembrar que na Bíblia, quando Isaque queria que seu filho Esaú preparasse uma boa carne para ele, Esaú tinha que sair para caçar para obtê-la. Ainda hoje na América do Norte, algumas pessoas gostam de sair para caçar veados, cervos ou alces no outono, para ter carne em seus freezers para o inverno.
É preciso esforço para ir caçar, e às vezes persistência real, pois nem sempre é fácil encontrar algo. No entanto, de acordo com nosso versículo, um homem pode sair e pegar algo na caça, mas não estar disposto a prepará-lo e assá-lo, para que ele possa comê-lo. Afinal, a caça pode ser um pouco emocionante, mas preparar carne e depois assá-la não é nem de longe tão divertido. Mas a menos que o homem assasse a carne, isso não lhe faria bem algum. É preciso esforço para caçar, mas também é preciso esforço para preparar a carne e assá-la, para estar pronta para comer.
Em coisas espirituais, leva tempo e esforço para ler a Palavra de Deus, e isso é bom, mas não é o suficiente. Para lucrar com o que lemos, é bom meditar sobre isso. Isso significa pensar sobre isso e, então, colocá-lo em prática em nossas vidas. Simplesmente ler a Bíblia, mas depois esquecer o que lemos, não alimentará realmente nossas almas da maneira certa. Não, devemos estar dispostos a deixá-la formar nossos pensamentos e fazer parte de nós. Então, o que fazemos em nossa vida será conforme a Palavra de Deus, e Sua Palavra será como alimento para nossos corpos.
Bill Prost