“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel… e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:13-14).
Os filhos de Israel estavam no Egito há muitos anos, e agora o Senhor iria libertá-los da escravidão sob o Faraó e trazê-los para a terra prometida. Foi dito a Moisés para ir e dizer-lhes que Deus estava pronto para libertá-los, mas então ele perguntou a Deus qual nome ele deveria dizer a eles, se perguntassem sobre o nome de Deus.
O nome “EU SOU” pode parecer um nome estranho para nós, mas nos mostra que Deus é o eterno existente — Aquele que foi desde toda a eternidade e viverá por toda a eternidade. Quando Moisés contou tudo isso ao povo e mostrou alguns sinais milagrosos de Deus, eles creram e entenderam que o Senhor realmente os libertaria.
Nós também precisamos entender que Deus existiu desde toda a eternidade; Ele não teve começo. Como seres humanos e criaturas, não podemos realmente entender isso, mas podemos crer, porque Deus nos disse em Sua Palavra. Sei que já vimos esses versículos no ano passado, mas estou usando-os novamente, pois queremos falar sobre algumas outras conexões com eles nos próximos dias.
Bill Prost