Fiel até a morte

“… Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10).

Dois dias atrás, contei a vocês uma história sobre um homem chamado George Wishart, que deu sua vida pelo Senhor na Escócia, no ano de 1546. Deixe-me contar a vocês sobre outro homem, ou melhor, um adolescente, que também deu sua vida pelo Senhor na Inglaterra, mais ou menos na mesma época.

Seu nome era William Hunter, e ele morava na Inglaterra, na cidade de Brentwood, no condado de Essex. Ele era um cristão fiel e havia perdido seu emprego em Londres como tecelão de seda porque se recusou a ir à missa na Igreja Católica Romana. Ele voltou para Brentwood, onde morava com seu pai e sua mãe, mas ia à capela de Brentwood de vez em quando para ler a Bíblia, pois muito poucas pessoas tinham Bíblias próprias naquela época. Por meio da leitura da Bíblia, ele já havia conhecido o Senhor Jesus como seu Salvador, e queria saber mais. Um dia, ele foi pego lendo a Bíblia, o que era uma ofensa punível naquela época, e as autoridades católicas romanas exigiram que ele fosse condenado à morte.

Ele acabou sendo levado perante um dos bispos em Londres, mas ele se manteve firme e não se submeteria ao que ele sabia ser contrário à Palavra de Deus. Depois disso, ele foi preso por nove meses e teve a chance de “retratar” ou desistir do que havia aprendido lendo a Bíblia. Mas ele permaneceu fiel e não cedeu. Finalmente, ele foi condenado a ser queimado vivo em Brentwood, e isso foi realizado em 26 de março de 1555. William Hunter tinha apenas dezenove anos.

Há um monumento lá em Brentwood, no local onde William Hunter foi queimado vivo. Se você estiver na Inglaterra, vale a pena uma visita, assim como o lugar em St. Andrews, Escócia, onde George Wishart morreu, vale a pena uma visita. Minha esposa e eu pudemos visitar Brentwood e ver o lugar alguns anos atrás. A escrita no monumento diz o seguinte:

" WILLIAM HUNTER. MÁRTIR.
Queimado na fogueira em 26 de março de 1555.
Leitor cristão, aprenda com seu exemplo a valorizar o privilégio de uma Bíblia acessível. E tenha cuidado para preservá-lo.
"

Bill Prost