“Este mesmo mês vos será o princípio dos meses… é a páscoa do SENHOR.” (Êxodo 12:2, 11).
Provavelmente todos vocês já ouviram falar da Páscoa, que os israelitas celebraram pela primeira vez há mais de 3.500 anos. Mas você já pensou de onde veio o termo “páscoa”? A palavra nos ensina algo sobre como Deus trabalha tanto em amor quanto em santidade.
Os israelitas haviam sido escravos no Egito por cerca de 200 anos, e os egípcios haviam tornado a vida muito difícil para eles. Eles foram obrigados a fazer tijolos para o faraó, a fim de construir cidades grandiosas. Havia capatazes sobre eles que os faziam trabalhar duro, e às vezes esses capatazes os batiam para fazê-los trabalhar mais.
Mas chegou o tempo em que Deus iria libertá-los e tirá-los do Egito para a terra de Canaã, onde seriam uma nação livre. Nos primeiros capítulos de Êxodo, você pode ler sobre todas as pragas que o Senhor trouxe sobre o Egito, a fim de persuadir o Faraó a deixar o povo ir. Mas, infelizmente, o coração do Faraó estava endurecido e, embora a terra do Egito tenha sido devastada por essas pragas, o Faraó não deixaria o povo de Israel ir.
Por fim, o Senhor disse que traria um último julgamento sobre o Egito. Ele disse que “todo o primogênito na terra do Egito morrerá,” (Êxodo 11:5). Haveria uma noite em que o Senhor passaria pela terra do Egito, e em cada casa os primogênitos seriam mortos. No entanto, e os israelitas? O Senhor poderia matar todos os primogênitos dos egípcios e simplesmente deixar os israelitas em paz? Não, pois os israelitas também eram pecadores e mereciam o julgamento de Deus. É aqui que entra a Páscoa.
Deus disse aos israelitas que eles deveriam pegar um cordeiro e guardá-lo do décimo ao décimo quarto dia do mês. Então, na noite daquele décimo quarto dia, eles deveriam matar aquele cordeiro e colocar seu sangue nas duas ombreiras laterais e na ombreira superior da porta de suas casas. Foi naquela décima quarta noite que o Senhor passaria pela terra do Egito e mataria todos os primogênitos. O Senhor disse: “vendo Eu sangue, passarei por cima de vós” (Êxodo 12:13). É daí que vem a palavra “páscoa”, pois o Senhor passou por cima daquelas casas onde o sangue estava na porta. Amanhã veremos o significado daquele sangue.
Bill Prost