“E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé (à beira) do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;” (Mateus 13:3-4).
Depois que o Senhor Jesus foi rejeitado por Israel como o verdadeiro Messias, nos é dito no versículo 1 do nosso capítulo (Mateus 13) que Ele “saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar”. A casa é uma imagem de Israel, e o mar é uma imagem das nações gentias. O Senhor Jesus estava saindo da nação de Israel e traria bênçãos para o mundo inteiro.
Ele nos mostra o que Ele estava prestes a fazer ao nos contar a parábola do semeador. Hoje, onde eu moro, não semeamos sementes assim, pois a maioria é feita por máquinas puxadas por tratores. Mas naqueles dias, eles trabalhavam a terra, e então um homem saía com um saco de sementes sobre o ombro. Ele espalhava a semente com as mãos, e é claro que ela caía em diferentes tipos de solo. O Senhor Jesus usa essa parábola para nos mostrar o que acontece com a Palavra de Deus quando ela é pregada, pois a Palavra de Deus é a boa semente.
Aqui no versículo de hoje encontramos o primeiro tipo de solo. O “pé (beira) do caminho” é um termo para um caminho duro ao lado do campo, onde as pessoas caminhavam. Como você pode imaginar, o solo estava todo compactado devido aos muitos pés que andavam sobre ele, e não havia como qualquer semente que caísse ali crescer. Não, as aves rapidamente a comiam.
Mais adiante no capítulo, o Senhor Jesus explica que esta é uma imagem do diabo arrebatando a boa semente semeada, de modo que ela nunca teve a chance de crescer. O solo era duro, e nossos corações às vezes também são duros, de modo que eles não querem receber a Palavra de Deus. Então Satanás arrebata essa semente enchendo nossas mentes com muitas outras coisas. Quantas pessoas ouviram o evangelho, mas Satanás arrebatou aquela boa semente que ouviram!
Bill Prost