“E [José] despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho” (Gênesis 45:24).
José havia dito aos seus irmãos quem ele era, e tinha sido muito gentil com eles. Ele disse a eles para irem para casa e levarem seu pai para o Egito, e que ele cuidaria deles. Ele até deu a eles carroças para levarem para casa, para que seu pai pudesse cavalgar confortavelmente até o Egito, em vez de ter que andar nas costas de um jumento ou camelo.
No entanto, quando José mandou seus irmãos para casa, de acordo com nosso versículo para hoje, ele disse a eles: “Cuidado para não contenderem pelo caminho.” Isso significa simplesmente: “Certifiquem-se de que não briguem entre si no caminho para casa.” Não é triste que José tenha dito isso? Por que ele precisaria dizer algo assim a eles? Eles tinham acabado de receber toda a gentileza, e podiam esperar ansiosamente a chegada ao Egito e serem cuidados por José. Por que eles começariam a discutir entre si?
José conhecia muito bem seus irmãos e sabia que eles tendiam a ter desentendimentos frequentes. Eles poderiam começar a brigar sobre quem era o culpado por vender José para o Egito, e talvez até brigar sobre quem ficaria com o melhor lugar no Egito. José sabia que eles precisavam desse aviso.
Também é verdade para nós que somos cristãos. Fomos redimidos com o sangue de Cristo e estamos a caminho do céu. Deus providenciou tudo para nós ao longo do caminho e prometeu cuidar de nós até que estejamos em segurança em casa com Ele. No entanto, quantas vezes os cristãos parecem encontrar algo sobre o qual discutir uns com os outros. Não é uma coisa boa, pois as pessoas no mundo veem isso e tendem a zombar de nós. O Senhor Jesus podia dizer aos Seus discípulos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Vamos ter o cuidado de demonstrar esse amor diante do mundo ao nosso redor.
Bill Prost