Casamento

“E Isaque… tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a…” (Gênesis 24:67)

Este versículo parece o final perfeito para uma história de amor! Mas é realmente o começo, o meio e o fim, tudo reunido em um versículo. Até aquele exato momento, descrito em nosso versículo, Isaque nunca tinha visto Rebeca antes! Leia esta linda história em Gênesis 24. O pai de Isaque, Abraão, enviou seu servo para encontrar uma noiva para seu filho dentre aqueles que conheciam o Deus verdadeiro. O servo é uma figura do Espírito Santo que pode nos liderar e guiar hoje. Ele encontrou uma garota muito adequada e também linda para o filho de seu mestre.

É na adolescência que começamos a olhar ao redor e a nos perguntar com quem podemos nos casar. E nunca é cedo demais para começar a orar sobre isso. Mas é maravilhoso na Palavra de Deus ver como Ele dá conselhos e instruções sobre o casamento. A Bíblia nunca menciona jovens tendo um “namorado” ou uma “namorada”. Amizades, sim, e bons momentos como um grupo de jovens. Mas não devemos sair por aí testando este e aquele como um parceiro em potencial para a vida, e “ficar juntos” apenas por diversão. Limites podem ser cruzados e corações podem ser partidos dessa maneira.

A Bíblia dá algumas diretrizes.

Não devemos estar a um jugo desigual com os infiéis [incrédulos]” (2 Coríntios 6:14). Você nunca encontrará a garota certa (ou garoto certo) no lugar errado!

Peça ao Senhor para guiá-lo pelo Seu Espírito. “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6).

Um Pai amoroso diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Provérbios 23:26). Uma vez que Ele tem nossos corações, então Ele pode direcionar para onde nosso amor vai.

Deus nos criou com três partes em nosso ser. Elas são “o vosso espírito, e alma, e corpo” (1 Tessalonicenses 5:23). Todas essas três precisam ser consideradas na escolha de um parceiro para a vida. Não olhe apenas “para a beleza exterior” como Samuel fez ao procurar um rei para Israel (1 Samuel 16:7).

Com quem você se casa é a segunda decisão mais importante que você fará na sua vida (depois de aceitar Cristo como seu Salvador). A Palavra de Deus levou você a conhecer Seu Filho e aceitá-Lo como Salvador. Ela também pode ajudá-lo nesta próxima escolha importante. Além disso, compartilhe essas coisas com seus pais e ouça seus conselhos. Eles te conhecem bem! Fique de joelhos sobre isso enquanto você passa pela adolescência e além.

Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” (Salmo 37:4).

Bill Prost