Pensamentos

“Não estejais inquietos [ansiosos] por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus… guardará os vossos corações e os vossos pensamentos [mentes] em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” (Filipenses 4:6-9)

No início de março já olhamos para o versículo oito, e vimos como Deus quer que mantenhamos nossas mentes ocupadas com coisas boas em vez de coisas ruins. No entanto, há algo especial antes deste versículo, e também depois dele.

Nos versículos seis e sete, somos instruídos a não ficarmos ansiosos por coisas que não estão indo muito bem para nós, mas sim a ir ao Senhor em oração por elas. Primeiro de tudo, devemos aceitar nossas circunstâncias vindas do Senhor, então depois ir a Ele com nossas dificuldades. Quando fazemos isso, não diz que de repente o Senhor tirará todos os nossos problemas. Não, pois o Senhor frequentemente tem algo para nós aprendermos por meio desses problemas. Mas o apóstolo Paulo diz que a “paz de Deus” guardará nossos corações e mentes. A palavra usada aqui para “guardar” realmente significa “proteger”, como se houvesse guardas sobre nossos corações e pensamentos, impedindo-os de ficarem ansiosos e chateados. É maravilhoso ter essa paz, e ela vem de aceitar nossos problemas vindos do Senhor e então irmos a Ele em oração por eles.

Então temos o versículo oito, que nos diz o que deveríamos estar fazendo com nossos corações e mentes. Podemos ter pensamentos ansiosos, ou pensamentos raivosos, mas olhe para essas seis palavras no versículo oito — verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, boa fama; esses são os tipos de coisas que deveriam estar em nossos corações e mentes. Em vez de pensamentos ansiosos e preocupados, Deus quer que tenhamos bons pensamentos como esses. O apóstolo Paulo foi um bom exemplo de tudo isso em sua vida, e ele havia ensinado isso aos cristãos em Filipos. Assim, se eles fizessem essas coisas, algo maravilhoso aconteceria.

Eles não apenas teriam a “paz de Deus”, mas Paulo disse a eles: “O Deus da paz estará com vocês”. É uma coisa maravilhosa ter a paz de Deus, mas ainda mais maravilhoso ter o próprio Deus conosco. Às vezes temos que fazer coisas difíceis em nossas vidas, e significa muito para nós ter alguém conosco cuja companhia gostamos. É isso que o Senhor nos promete. Mas desfrutaremos de Sua companhia somente se fizermos as coisas mencionadas no versículo oito. Não podemos ter pensamentos maus, ou mesmo pensamentos ansiosos, e desfrutar da companhia do Senhor.

É importante para cada um de nós voltar nossas mentes para bons pensamentos em vez de pensamentos temerosos ou nervosos. Desfrutar da companhia do Senhor vale a pena!

Bill Prost