Inescusáveis

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:20).

Ao longo dos tempos da história do homem neste mundo, e até hoje, há pessoas que nunca viram uma Bíblia ou que alguém lhes tenha falado sobre Deus. Eles não sabem quem é o Senhor Jesus, nem conhecem o caminho de salvação de Deus.

Contudo, de acordo com o nosso versículo de hoje, eles deveriam perceber que existe um Deus, simplesmente olhando para a criação. A vastidão do universo ou os incríveis instintos dos animais selvagens – tudo isso nos diz que deve haver um Deus que criou tudo. Como alguns pássaros sabem que devem voar para o sul no inverno, enquanto outros ficam por perto e sobrevivem ao frio? Quem deu às águias e aos falcões olhos que podem ver um rato a mais de um quilômetro de distância? Somente Deus poderia fazer isso.

É claro que o testemunho da criação não nos fala do coração de Deus. No entanto, ela nos fala sobre o Seu poder, e então o homem deve perceber que ele também foi criado por Deus. Mas, ao contrário da criação animal, o homem tem uma parte consciente de Deus na sua natureza – um espírito. Ele também tem uma consciência que lhe diz que existe um Deus – um Deus perante quem ele é responsável pela sua conduta. Como diz o nosso versículo, ninguém neste mundo tem desculpa para se recusar a acreditar que existe um Deus.

Bill Prost