Hades

“O homem rico também morreu e foi enterrado. E no hades, levantando os olhos, estando em tormentos, vê ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio” (Lucas 16:22-23, JND).

Os versículos de hoje são alguns dos versículos mais solenes da Bíblia, pois o Senhor Jesus está nos contando pela primeira vez exatamente o que acontece com um incrédulo após a morte. Aqui estava um homem que viveu sem Deus e que desfrutou a vida neste mundo como um homem rico. Mas depois que morreu, ele ficou em tormentos, porque não conhecia o Senhor. Isto foi falado especialmente aos fariseus, que eram gananciosos e gostavam de ser ricos.

A palavra hades não se refere a um lugar, como é frequentemente retratado na mitologia grega, mas é antes a condição de uma alma sem corpo. No entanto, o homem rico podia sentir e falar. Ele estava sendo atormentado, mas sabia que Lázaro, que conhecia o Senhor, estava ali, no melhor lugar que um judeu poderia imaginar – com Abraão.

É uma coisa terrível sair deste mundo sem Cristo e estar num lugar de tormento para sempre. Espero que todos que lerem este calendário conheçam o Senhor Jesus como Salvador.

Bill Prost