Ídolos

“Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão… e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito” (Êxodo 32:3-4).

“Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse:… vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito” (1 Reis 12:28).

É muito triste ver esses versículos na Bíblia, e perceber que por duas vezes os israelitas fizeram bezerros de ouro para adorar. Eles os fizeram uma vez logo após deixarem o Egito, e então o rei Jeroboão os fez novamente, mais de 500 anos depois. No entanto, em ambos os casos, eles disseram as mesmas palavras: “Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito”.

Eles aprenderam a adorar a vaca no Egito, pois os egípcios adoravam a vaca. Os israelitas conheciam o Deus verdadeiro, mas rapidamente passaram a adorar deuses falsos como um bezerro. Eles viram o poder de Deus ao libertá-los do Egito, mas se voltaram para os ídolos. Ainda hoje existe pelo menos um país no mundo onde se adora a vaca.

Por que os israelitas fizeram isso? Foi em grande parte porque não tinham fé e queriam algo que pudessem ver, em vez de confiar em um Deus que não podiam ver. Mas eles tinham visto claramente o poder de Deus em salvá-los da opressão dos egípcios. Vimos não apenas o poder de Deus, mas também o Seu amor. Estamos confiando somente Nele?

Bill Prost