“Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída. E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial” (Juízes 7:13-14).
Deus deu mais um incentivo a Gideão antes que ele e seus homens realmente entrassem na batalha. Leia Juízes 7:9-15. O Senhor sabia que Gideão ainda estava hesitante, por isso disse-lhe que levasse o seu servo e descesse ao acampamento dos midianitas. Lá ele ouviu um homem contando a outro sobre um sonho que teve na noite anterior. Em seu sonho, um pão de cevada rolou colina abaixo e derrubou uma tenda! Mas o amigo sabia que esse pão era uma figura de Gideão, e que o sonho mostrava que o Senhor derrotaria os midianitas por meio de Gideão.
Era bastante humilhante ser comparado a um pão de cevada, mas Gideão sabia de duas coisas. Primeiro, ele tinha certeza de que venceria a batalha. Em segundo lugar, ele sabia que o Senhor faria isso por ele. Os midianitas eram “como gafanhotos em multidão”, e os 300 homens de Gideão naturalmente não eram páreo para eles. Somente o Senhor poderia derrotar aquele grande exército!
Bill Prost