Intrometidos

“Exortamo-vos, porém, a que… procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos.” (1 Tessalonicenses 4:10-11).

“Pois ouvimos que alguns há que andam desordenadamente entre vós, sem trabalhar de modo algum, mas são intrometidos” (2 Tessalonicenses 3:11, KJV).

Evidentemente havia um problema real em Tessalônica com esse tipo de gente, pois o apóstolo Paulo menciona isso em ambas as epístolas que escreveu a eles. É fácil para nós desejarmos nos envolver nos assuntos de outras pessoas e estarmos tão ocupados com isso que não cuidamos adequadamente de nossos próprios assuntos. É bom perguntar sobre os outros quando desejamos ser uma ajuda para eles, e especialmente quando eles estão com problemas, mas a curiosidade ociosa que quer saber tudo sobre todos os outros não passa de fofoca. Isso quase sempre causa problemas, pois as coisas são repetidas e muitas vezes exageradas, de modo que o que é dito nem é verdade. Isso causa ressentimentos e eventualmente pode destruir nossa comunhão cristã com os outros.

É importante cuidar da nossa própria vida, a menos que o Senhor nos leve a procurar alguém que realmente precise de ajuda. Então, guardemos para nós mesmos qualquer coisa que possamos saber sobre eles.

Bill Prost