Uma Averiguação Bíblica
Se alguém tivesse perguntado aos pais de Moisés por que eles colocaram seu filho na arca de juncos no rio, sem dúvida eles poderiam ter dado uma resposta, porque a Palavra de Deus nos diz que foi pela fé que “Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei” (Hb 11:23). Procuraremos, portanto, numa forma humilde, dizer por que tivemos nossos filhos colocados nas águas do batismo, não no sentido de pressionar outros a esse respeito como uma doutrina, mas porque devemos estar “preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pd 3:15).
A dificuldade na mente de muitos Cristãos é que, como eles sabem que uma pessoa verdadeiramente salva deve ser batizada, hesitam até mesmo em considerar tal coisa como o batismo de uma casa Cristã. Vamos considerar o assunto em oração e sob a luz da Palavra de Deus. Em primeiro lugar notemos que o batismo é um privilégio – é a entrada na posição de levar o nome de Cristo (Gl 3:27). A ordem é para aquele que batiza, pois deve haver autoridade em usar o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28:19). Em Atos 10:48 foi uma ordem para aqueles que batizaram. Pedro disse: “Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?” (v. 47). Poderia haver judeus ali que poderiam negar esse privilégio aos gentios, pois eles não estavam preparados para recebê-los (At 11:1-18), mas Pedro ordenou que não lhes fosse impedida essa posição e privilégio, mas que fossem batizados. O pedido do eunuco etíope: “que impede que eu seja batizado?” mostra que ele não olhou para o batismo como uma ordem, mas perguntou se poderia participar de tal privilégio (At 8:36).[1]
Já que é um privilégio, a próxima questão é ‘quem pode compartilhar desse privilégio’? Uma consideração cuidadosa disso também é útil. Um versículo que se costuma usar para afirmar que apenas os salvos devem ser batizados é Marcos 16:16, e posso dizer que muitas vezes é citado incorretamente empregado como se dissesse: “creia e seja batizado”, mas leiamos com atenção: “Quem crer e for batizado será salvo”. Há alguns pontos a serem notados aqui. O versículo não diz em que época da vida a pessoa foi batizada, mas, na sabedoria de Deus, ele está expresso de tal forma que a pessoa pode ter sido batizada antes ou depois de ter crido. É simplesmente falado “for batizado”, pois há apenas um batismo Cristão (Ef 4:5). Notemos também que o versículo diz “será salvo”, e isso está não antes, mas após o batismo. Isso é tornado mais claro em 1 Pedro 3:21, onde fala “que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva – AIBB”. A pessoa não é vista como estando na posição de salva a não ser após o batismo. Isso é uma figura, como diz o versículo, de como alguém entra nessa nova posição, porque o batismo é uma figura da morte.
Assim, se toda a Escritura que diz respeito ao batismo for cuidadosamente considerada, será visto que batismo sempre tem a ver com uma posição exterior. Consideremos Atos 2:40, onde Pedro exorta os judeus: “Salvai-vos desta geração perversa”. A alma de alguém não é salva pelo batismo; nisto a Escritura é abundantemente clara, mas alguém pode ser trazido a uma posição externa pelo batismo e isso é o que a Escritura ensina claramente. Marcos 16:16 mostra que o batismo não salva a alma, porque no final do versículo fala, “mas quem não crer será condenado”. A condenação é para aqueles que não creem, sem qualquer menção a batismo. Então, em Atos 2, Pedro se dirige aos judeus que haviam dito pouco antes “O Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos” (Mt 27:25), e disse-lhes: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2:38 – ARA). Ele não lhes disse que fossem batizados porque sabiam que seus pecados tinham sido perdoados, e porque eles eram habitados pelo Espírito Santo, mas para a remissão dos pecados e “recebereis” o dom do Espírito Santo. Então, em Atos 8 onde temos os samaritanos sendo introduzidos, eles foram batizados com água antes que recebessem o Espírito Santo (At 8:15-16). Em Atos 10, se referindo aos gentios, lemos que lhes foi dito que cressem no Senhor Jesus para a remissão dos pecados, e então receberam o Espírito Santo e foram batizados depois (At 10:43-48).