ESTUDO DO LIVRO DE LEVÍTICO

Levítico 1:1-17

Vamos mostrar uma visão ampla de alguns livros no Antigo e no Novo Testamento.
Gênesis – Os começos, as origens, a semente no jardim.

Romanos – A verdade fundamental do Cristianismo. Como Deus pode receber pecadores e ainda assim permanecer santo e verdadeiro.

Êxodo – A saída. A Redenção pelo sangue de um cordeiro. Libertação do poder do Egito através da água do Mar Vermelho.

Atos – A saída. Os crentes foram separados deste mundo pelo sangue de Cristo. O poder de Satanás contra nós foi destruído (a menos que o Senhor o permita).

Levítico – No deserto, Deus disse a Moisés para construir para Ele um tabernáculo onde poderia ser adorado. Ele dá instruções sobre sacrifícios, ofertas, festas e, em geral, a adoração dada a Deus pelos sacerdotes. A adoração a Deus é o primeiro motivo de sermos salvos.

Os oito primeiros capítulos nos falam de diferentes sacrifícios de animais.
Cada oferenda é uma figura individual da obra de Cristo na cruz (exceto a oferta de manjares).
No capítulo 1, versículo 1 deste livro, vemos que nada era deixado para o sacerdote decidir. Era um caso de obediência. Todo crente hoje é um sacerdote (1 Pedro 2:5).
Portanto este livro é uma instrução, fisicamente para eles, espiritualmente para nós.
Possamos desejar aprender os significados (Êxodo 11:2).
Levítico é um livro fechado para quem não possui a “chave” divina para ele. Essa chave é Cristo, a quem encontramos aqui em todos os aspectos do Seu sacrifício e Seu sacerdócio. O crente possui apenas um sacrifício oferecido “uma vez para sempre”, totalmente suficiente (Hebreus 10:10). Mas, para descrevê-lo em todas as suas diferentes características, o Espírito de Deus nos dá várias figuras que se completam entre si.

Em primeiro lugar, a oferta queimada. Ela é uma figura da cruz de Cristo, como vista por Deus, não de Cristo morrendo por nossos pecados. Ele se entregou completamente a Deus como sacrifício (João 13:31-32). O animal era completamente queimado (exceto a pele, Levítico 1:6). É chamado de “oferta de cheiro suave”. A morte de Cristo para Deus foi a delícia de Deus Pai (Filipenses 2:9-10). Ela representa a parte na obra de Cristo que é para Deus. Ela é expressa no Novo Testamento por passagens como João 10:17, Efésios 5:2, Filipenses 2:8. Queridos amigos cristãos, quando pensamos na cruz, em vez de ver a nossa salvação em primeiro lugar, vamos considerar a satisfação que Deus
encontrou na pessoa e obra de Seu Santo Filho.

<BAIXE O E-BOOK PARA CONTINUAR A LEITURA >

 

pdf-downloadepub-download mobi-download

Author: .

Share This Post On