ESCOLHAS

De um certo modo, este é um título meio enganador, mas expressa o que a maioria das pessoas considera como sendo uma descrição de suas vidas. As pessoas têm a tendência de sentir que a vida é uma longa sucessão de escolhas difíceis. Certamente a vida está cheia de pontos de decisão, encruzilhadas, desvios do caminho. Todavia, o que as Escrituras nos ensinam, como seguidores de Cristo, é que não existe realmente qualquer escolha para nós em qualquer uma das encruzilhadas desta vida. O único caminho para o crente é seguir a Cristo aonde Ele guiar, sempre em obediência à Sua Palavra.

Na verdade, com frequência deixamos que nossa vontade própria intervenha e tome o caminho que mais nos agrade, ou aquele que pareça ser o mais lógico ou mais popular, ou então o que dê menos trabalho. Nenhum desses raciocínios tem base nas Escrituras; são sempre provenientes de Satanás.

O Caminho de Deus é o Único Caminho

Vinde então, e arguí-Me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã” (Isaías 1.18).

Este maravilhoso versículo, que descreve nossa experiência de salvação já no Antigo Testamento, revela claramente que quando Deus nos convida a sentarmos e debatermos as coisas com Ele, é só Ele Quem fala e só Ele Quem tem todas as respostas. Na verdade, nós, de nossa parte, nada temos a dizer. Se nos aproximamos de Deus cheios de justiça própria, jamais seremos salvos. A obra da salvação está baseada na satisfação de Deus para com a obra de Cristo sobre a cruz, e é só pela graça e amor de Deus que a oferta de salvação nos foi estendida. Nem a argumentação humana e nem os feitos humanos têm qualquer parte no assunto.

O Que Jesus Pediu de Nicodemos

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3.7).

O Senhor Jesus fez esta afirmação aparentemente absurda para um homem que foi procurá-Lo. Não lemos que Nicodemos tenha aceitado as palavras do Senhor; o que o Senhor disse parecia ser um conceito muito difícil de Nicodemos engolir. Ele pergunta, “Como pode ser isso?” O Senhor estava se referindo ao nascer do Espírito, recebendo nova vida proveniente de Deus. Trata-se de algo a que nosso poder de raciocínio nunca irá nos conduzir. Requer que apenas confiemos na Palavra de Cristo, mesmo que não a compreendamos completamente. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.

Josué Só Enxergou Um Caminho

Escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Josué só enxergou um caminho direito para seus pés. Ele sabia que qualquer outro caminho resultaria em tristeza e juízo. Ele dá ao povo o que as pessoas chamam de “liberdade de escolha”, mas o faz de uma maneira tal que não deixa realmente o que escolher – havia só um caminho conduzindo à paz e contentamento.

O Dilema de Um Homem Rico

E perguntou-Lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. (Lucas 18.18-23).

Ele estava diante de uma bifurcação no caminho; uma opção era obedecer a Jesus, abandonando todas as suas riquezas, e a outra era seguir o caminho da ganância e do orgulho de suas possessões. Somente um conduzia à vida eterna. Será que existe escolha aqui? Será que os prazeres temporários do pecado compensam uma eternidade no inferno? Nunca.

Tesouro no Céu

Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz (Mateus 6.19-22). O Senhor Jesus proferiu estas palavras ao povo cujos olhos não eram bons. Eles estavam tentando manter as regras enquanto asseguravam para si mesmos um caminho de conforto e proeminência. Olhos bons fixados em Cristo e em Sua Palavra irão nos guardar de levarmos uma vida dupla. A verdade acerca daquilo que é duplo é que: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom [riquezas]. (Mateus 6.24).

Servindo Um Mestre

 

E, quando tira para fora as Suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas O seguem, porque conhecem a Sua voz” (João 10.4,5).

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Colossenses 3.23,24).

Há milhares de vozes conflitantes ao nosso redor, todas elas procurando por seguidores. O rádio e a TV estão cheias delas – o mesmo acontecendo com as universidades e bibliotecas. Até mesmo as grandes corporações se tornaram religiões dos tempos modernos, onde suas normas e metas têm como objetivo consumir a alma do empregado.

O Senhor apresenta um padrão simples. Se tão somente fôssemos como ovelhas, que parecem saber que o caminho de segurança, sustento e satisfação depende de seguir a liderança do pastor, evitaremos as armadilhas que Satanás tem prontas para nós.

Não é Necessariamente um Caminho Fácil

Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me” (Lucas 9.23).

Jamais poderíamos ajudar a carregar a cruz do Senhor. Aquela obra foi totalmente dEle próprio. Mas Ele nos diz que todos temos nossas próprias cruzes para carregar. Faz parte do seguir ao Senhor. Em Mateus 11.29 Ele nos diz que temos um jugo para carregar, mas que o jugo é suave e o fardo é leve. Como pode ser assim? Cruzes e fardos são, por natureza, coisas desconfortáveis e pesadas de se carregar, e um fardo é por definição um peso. O Senhor promete que, apesar dos fardos da vida, nunca podemos perder nossa confiança nEle, nossa satisfação com Sua obra para nós na cruz ou a esperança da Sua vinda por nós. Deveria eu escolher uma vida de conforto? Não se isto significar seguir algo ou alguém que não seja Cristo.

Poder Para Seguir na Direção Certa

Mas nós temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.16). Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 2.16). E vós de Cristo, e Cristo de Deus” (1 Coríntios 3.23). Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, O qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2.20).

Estas promessas de proteção e provisão de recursos são ilimitadas e incondicionais. Do mesmo modo como não poderíamos contribuir em nada para nossa salvação, assim também somos, em nós mesmos, incapazes de manter uma vida cristã exemplar. Seguir o Senhor depende de obediência a Ele e de completa confiança nEle para tudo.

Uma Coisa Faço…

Para conhecê-Lo, e à virtude da Sua ressurreição, e à comunicação de Suas aflições, sendo feito conforme à Sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.10-14).

Preso é uma palavra forte. Nós a usamos quando alguém é detido, como foi Paulo no caminho para Damasco. Sua vida foi completamente mudada por seu encontro com um Cristo ressurreto e glorificado. De modo similar, nossa vida como crentes será mudada, pouco a pouco, conforme a verdade nos for atingindo e nos submetermos a ela. Estes versículos dão a clara afirmação de Paulo do propósito e direção de sua vida. Não há escolhas a serem feitas. É sempre seguir a Cristo.

A idéia de escolha coloca o homem no comando de seu destino. Todavia, ninguém precisa viver muito para descobrir que as circunstâncias da vida não são feitas por encomenda. Tudo está nas mãos de Deus, e aquilo que nos sobrevém é permitido por Ele com o propósito de bênção.

Somos deixados com apenas um caminho para nossos pés e este caminho é seguirmos por onde nosso Salvador nos guiar.

L.C.Perry

pdf-download epub-download mobi-download

Veja Também:

Author: Acervo Digital Cristão

Share This Post On