CINCO COISAS QUE ANDAM JUNTAS

Título - CINCO COISAS QUE ANDAM JUNTAS
Idioma - Português Brasil

NA VERDADE, na verdade vos digo que quem OUVE a minha palavra, e CRÊ naquele que me enviou, TEM a vida eterna, e NÃO ENTRARÁ em condenação, mas, PASSOU da morte para a vida” (João 5.24).

Temos, neste versículo, cinco coisas preciosas. Preste bem atenção a elas:

1 – OUVE
2 – CRÊ
3 – TEM
4 – NÃO ENTRARÁ
5 – PASSOU

E note que AS CINCO ANDAM JUNTAS; ou seja, você não pode tomar TRÊS delas e deixar as outras duas, ou receber duas e deixar as outras três.
ELAS SEMPRE ANDAM JUNTAS. 

É como se Deus dissesse: “Eis aqui, pobres almas ansiosas, aqui há um feixe de bênçãos para vocês”. Agora leia o versículo uma vez mais, e se certifique de que não perdeu nada deste feixe. 

 

Mas parece que posso escutar você, alma ansiosa, dizendo:

— Oh! Sim, eu sei disso; já li este versículo várias vezes; mas ainda não melhorei. De nada me adiantará lê-lo outra vez, pois não me sinto salvo.
— Eu estou muito contente por isso.
— Contente? Por eu não poder afirmar que estou salvo?
— Não! Contente por você não SENTIR-SE salvo. Veja, você está tentando incluir no feixe algo que Deus deixa fora, e quer deixar fora algo que  Deus inclui. O “SENTIR-SE SALVO” não aparece em nenhum lugar do versículo. “A fé é pelo ouvir” (Romanos 10.17), e neste versículo o Senhor coloca primeiro o “OUVE”, depois o “CRÊ”, então o “TEM”, depois o “NÃO ENTRARÁ”, e depois o “PASSOU”. Você está tentando tirar o “CRER” e colocar o “SENTIR” em seu lugar. Por esta razão fico contente que tenha dito que você não SE SENTE SALVO, pois se estivesse experimentando alguns sentimentos agradáveis, e eu lhe perguntasse, “Você está salvo?”, você responderia, “Sim”. Então eu perguntaria “Como você sabe disso?”, e sua resposta seria, “Bem, eu sinto uma mudança, estou muito feliz”.

Então, na primeira vez que nuvens escuras viessem turvar seu horizonte, seus sentimentos se desvaneceriam e você teria perdido seu Salvador. Dessa maneira você estaria considerando, não a CRISTO, mas aos seus SENTIMENTOS como sendo seu Salvador. Portanto, não inclua o que Deus deixou fora, e não diga que você já conhece tudo acerca deste versículo, pois tenho certeza de que não conhece estas cinco coisas que estão ligadas.
Vamos examinar o versículo mais atentamente. Você já OUVIU a Palavra?

— Sim, já ouvi.
— E CREU naquele que enviou a Cristo?
— Sim, eu creio.
— Bem, então me diga em que você crê?
— Eu creio que Deus enviou Jesus para tomar o meu lugar, e Ele morreu por mim, e eu O aceito como meu Salvador pessoal.
— Realmente?
— Sim.
— Você tem certeza disso?
— Sim, certeza absoluta.
— Então você já OUVIU?
— Sim, já.
— E você CRÊ?
— Sim, eu creio.
— Então o que vem a seguir?
— “TEM a vida eterna.
— Então VOCÊ tem a vida eterna?
— Ah! Bem, você entende; eu não posso afirmar tal coisa. Se eu tão somente pudesse sentir-me seguro acerca deste ponto, então tudo estaria resolvido.
— E o que você pensa que poderia fazê-lo sentir-se seguro?
— Nem imagino.
— Preste atenção; suponha que você tivesse alugado uma casa e não pudesse pagar o aluguel por vários meses. Então eu iria, pagaria tudo, entregando a você o recibo quitado. O que lhe daria a certeza do aluguel ter sido pago?
— Oh, o recibo, é claro.
— Exatamente. Então você iria SENTIR-SE feliz por SABER que seu aluguel foi pago, e se acaso o proprietário viesse cobrar novamente o aluguel, você não falaria a ele acerca de seus sentimentos, mas apenas apresentaria o recibo. E Deus está oferecendo Seu recibo a você, e você está fechando os olhos e querendo SENTIR isto ao invés de ler e crer.

Pergunto: Você OUVIU?
— Sim.
— Você CRÊ?
— Sim.
— Então Deus diz que você TEM, e não que você ESPERA TER. “TEM a vida eterna” é a Palavra de Deus, e isto não é tudo: “NÃO ENTRARÁ em condenação” ou juízo. Todo o juízo caiu sobre Jesus, e o crente está nele; “portanto AGORA NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.1).

Você nunca permanecerá diante do Grande Trono Branco para ser julgado por seus pecados; todo o juízo que você merecia foi carregado por Jesus na cruz, e Ele resolveu o problema de forma tão completa que Deus O ressuscitou dentre os mortos. O Senhor Jesus na glória é a prova de que a dívida está paga, e assim você nunca deverá entrar em julgamento, pois seus pecados já se foram de uma vez por todas.

Porém não é tudo, pois há ainda mais uma coisa: “PASSOU da morte para a vida”. Você estava em um estado de morte, “mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2.1). Mas agora você PASSOU da morte para a vida; não PASSARÁ algum dia, mas PASSOU. Que glorioso é isto! Vivificados, ressuscitados, assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2.5,6). Que feixe de bênçãos, e qualquer pobre pecador que OUVIU e CRÊ, recebe também as outras três coisas, pois todas elas vão juntas. Agora, alma ansiosa, você
gostaria de receber as cinco?

— Sim, certamente eu gostaria.
— Você as receberia como suas? Então, ei-las aqui para você: “Quem OUVE a minha Palavra”. Você ouviu?
— Sim, ouvi.
— “E CRÊ naquele que me enviou.” Você crê?
— Sim, eu creio.
— “TEM a vida eterna.” Você a tem?
— Sim, vejo que sim.
— “NÃO ENTRARÁ em condenação.” Você será condenado?
— Não, tenho certeza de que não serei condenado; agora posso enxergar isto.
— “PASSOU da morte para a vida.” Você passou da morte para a vida?
— Sim, vejo que sim.
— Então você recebe as cinco coisas juntas?
— Sim, eu as recebo.
— Portanto você está salvo?
— Sim.
— Quando?
— Agora
— Como você sabe disso?
— Deus o diz neste versículo.
— E para você a Palavra de Deus é suficiente?
— Sim, certamente.

— Então, “TODO AQUELE QUE NELE CRER NÃO SERÁ CONFUNDIDO” (Romanos 10.11).

 

Retirado do Livro Qual o teu destino?